02/03/2011

Processar Informações 1


  Atuar é a expressão corporal das emoções ou seja, o modo como a emoção é sentida ou verbalizada se exprime através da linguagem do corpo.Sabemos que a energia da emoção se espalha pelo corpo todo, atingindo determinados setores, como musculatura esquelética , e ao alcançar nossos músculos ,as emoções produzem movimentos diversos: finalista e não finalista, repentino ou calmante,aproximativo ou separativo, espontâneo ou provocativo expl.: Sentir:--à sinto afeto expressar : à verbal (fala) digo: Te amo! àAtuar (ações) à corporal=beijar.
O Ser Humano não poderá apagar os fatos que compõem a sua história, mas poderá mudar seu ponto de vista a respeito deles.

Ao longo do tempo, só temos consciência de uma pequena parte de nossa experiência.

Enquanto lê esta frase, você pode estar atento aos sons à sua volta, à temperatura ambiente, às letras do texto, ao gosto em sua boca, ou à qualidade do ar que respira.

É provável que você tenha prestado atenção a cada aspecto que foi sendo sugerido aqui e que antes disto não estivesse atento a todos eles.

É desta forma que as pessoas aprendem a privilegiar a parte visual, auditiva ou cinestésica da experiência.



Todos nós possuímos um modelo de linguagem que nos permite interagir com o mundo.

Linguagem aqui quer dizer tudo o que utilizamos para representar nossa experiência: imagens, sons, palavras, sensações, sentimentos. Não há como pensar em algo sem usar pelo menos um dos elementos acima.

A tabela abaixo contém exemplos de palavras processuais.

VISUAIS- Ver, Imagem, Claro, Ponto de Vista, Aparência, Observar, Luz, Quadro, Obscuro etc...

AUDITIVAS -Ouvir, Dizer, Falar, Perguntar, Barulho, Tom, Boato, Comentário, Estalo etc...


CINETÉSICOS-Aconchegante. Confortável, Macio, Sentir, Sensação, Bloqueio, Gosto etc...


INESPECÍFICOS-Acreditar, Aprender, Estimular, Sacar, Explicar, Pensar, Decidir, Detalhe etc...


E qual a utilidade em saber o sistema sensorial predominante de uma pessoa? A utilidade está diretamente relacionada à capacidade de relacionar-se com alguém de modo eficaz. Significa saber "falar a mesma língua" que o outro. Significa saber compreender e se fazer compreendido

O ideal seria que todos nós tivéssemos todos os canais sensoriais igualmente desenvolvidos. Isto poderia ser comprovado através do uso equilibrado das palavras processuais, sem que houvesse predomínio de uma classe sobre outra. Em geral, não é isto que acontece com a maioria das pessoas.

E para saber qual é seu canal sensorial predominante, conte as palavras processuais que você utiliza ao escrever um texto neutro, ou seja, um texto que não se refira especificamente a experiências apenas visuais (um texto que falasse sobre fotografia, por exemplo), auditivas (um concerto) ou cinestésicas (a comida de seu restaurante favorito).
continua no post abaixo...

1 comentários:

VCaparroz disse...

Um dos grandes desafios da humanidade é aprender a arte de comunicar-se.
Da comunicação depende, muitas vezes, a felicidade ou a desgraça, a paz ou a guerra.

 
|Customizado por VCaparroz| ©Black-RedA1 2007 Template feito por |Templates para Você