Porque evitar o "NÃO"


Porque evitar o "NÃO" e a linguagem negativa.
A linguagem tem por objetivo a comunicação entre os seres humanos, portanto quanto mais precisa for a linguagem, melhor será o resultado de nossa comunicação.
O que é a palavra não? Uma abstração.

O "não", por si só, não diz nada, logo o cérebro se fixa no que vem depois do "não".
Nossas mentes para saber em que não pensar, precisam primeiro pensar.

Não pense em um balão azul. Pense em um balão azul.
Analise as duas frases acima. Em que você pensou quando leu uma e leu outra? Na mesma coisa, em um balão azul.

Assim sendo, quando queremos obter um resultado, o melhor é nos referirmos ao que queremos, por exemplo: Em caso de incêndio use a escada.
É muito comum encontrarmos em muitos prédios: "Em caso de incêndio não use o elevador".

Principalmente numa situação de pânico, é muito mais difícil e demorado pensar primeiro no que não fazer para depois pensar no que fazer.
A linguagem mais rápida e que obtém melhores resultados é a linguagem afirmativa; dizer o que deve ser feito.

O uso de uma linguagem negativa provoca o comportamento que se quer evitar. É muito comum encontrarmos nos caixas eletrônicos um adesivo em que está escrito:

Não se esqueça de retirar o cartão. E, também, é muito comum encontrarmos os cartões esquecidos no caixa eletrônico.

Se a linguagem do adesivo for mudada, será mais fácil atingir o objetivo: Lembre-se de retirar o cartão.
Nos shoppings onde o estacionamento é pago, encontramos cartazes espalhados em todo o shopping, dizendo: Não se esqueça de validar o ticket de estacionamento.
E estamos sempre encontrando pessoas voltando do estacionamento e fizeram o que?
Esqueceram de validar o cartão.

O adequado é: Lembre de validar o ticket de estacionamento. Você já teve, provavelmente, a experiência de pensar em "Não posso esquecer de ......." e obter o resultado de esquecer exatamente aquilo que na realidade você queria lembrar.

Há pouco tempo foi veiculada na televisão uma campanha "se beber, não dirija. Você não acha que seria mais adequado dizer: Se beber álcool, chame um táxi ou peça uma carona.

O foco de uma campanha deve estar no objetivo a ser alcançado e colocado em linguagem afirmativa.

Em vez de uma campanha pela não violência, é muito mais eficaz uma Campanha pela Paz. A não violência, na realidade nos trás à mente imagens e situações de violência, que queremos evitar; e afasta as pessoas em vez de motivá-las. E, ainda, faz com que pensemos em violência em vez de paz.

Nunca, evite, e outras negativas, tem o mesmo efeito que um não.

Maria Helena Lorentz - Uso da Linguagem - Junho de 1997

Depois que você leu este texto faça o exercício do Não, e verá como esta pequena palavrinha faz parte de seu cotidiano, se tiver com alguém do lado puxe um papinho e fique atento quantas vezes o não está presente.

Ou invente uma historinha, qualquer coisa para que você possa tomar consciência do uso do tal não rsrsr.

Então já poderá começar a mudar do negativo ao positivo, parece brincadeira de criança , no entanto é fantástico como o seu dia começa melhorar e seu vocabulário enriquecer, é o primeiro passo para a mudança interior, obrigada por você chegar até aqui.
VCaparroz

 
|Customizado por VCaparroz| ©Black-RedA1 2007 Template feito por |Templates para Você